"É preciso amor pra poder pulsar".
Almir Sater


TERAPIAS

Por Júlia Ritez Martins                                                                                                  

                                                                       "Conheça todas as teorias,
                                                                      domine todas as técnicas,
                                                                                    mas ao tocar uma alma humana,
                                                                                   seja apenas outra alma humana".

                                                                                                               Carl Gustav Jung


Esse é um assunto muito amplo e rico. Na tentativa de compreender e curar as doenças do ser humano em suas infinitas facetas, o homem de todas as sociedades e culturas tem desenvolvido inúmeros métodos de tratamento.

Novas terapias e técnicas surgem todos os dias e também é interessante estudar sobre as transformações que ocorrem ao longo dos anos.

Por exemplo: métodos utilizados em larga escala, tais como a terapia eletroconvulsiva (choque elétrico) em esquizofrênicos, hoje caíram em desuso. Sabe-se, pois, que muitas dessas técnicas provocavam até mais efeitos nocivos do que benéficos.

Entretanto, a definição de quais tratamentos são adequados ou não envolve muitas variáveis e contextos e não priorizam necessariamente a saúde do usuário.

Ainda que haja atualmente um maior rigor científico, com estudos cada vez mais avançados, meta-análises, etc. Pode-se dizer que há também um jogo de interesses e política por trás da escolha de quais métodos serão aceitos e divulgados como os "corretos".

Considerando isso, apresentarei a vocês tanto métodos clássicos e consagrados, aqueles que tem se mostrado eficientes pela metodologia da medicina baseada em evidências, mas também o que tem surgido de novo e aqueles que ainda não foram estudados suficientemente. Pois existem recursos ainda pouco conhecidos e pesquisados por não serem  técnicas surgidas no meio científico. 

Ainda que esteja havendo atualmente uma tendência em se resgatar os saberes tradicionais e valorizar os conhecimentos da cultura popular. Por exemplo: muitos pesquisadores de outros países encontram na rica cultura e flora brasileira os elementos que são usados na produção de novas tecnologias lá fora.

Acontece que muito conhecimento e recursos já se perderam com essa cultura que se estabeleceu de, por exemplo, não reconhecer e valorizar o que é nacional. Com a existência de tantos preconceitos e julgamentos que valorizam um dado saber em detrimento de outro, etc.

Aqui é um espaço livre, para divulgação do que as pessoas tem feito para melhorar suas vidas, saúde e bem estar.

Você poderá encontrar informações sobre técnicas e teorias psicológicas, da psicoterapia corporal e também um levantamento que fiz como etnopsicóloga interessada em outras possibilidades e formas de compreender o ser humano, suas doenças e os tratamentos provindos de outras culturas e também das tradições tipicamente brasileiras, mas pouco estudadas ainda.


Se você quiser colaborar com algum texto, dica, sugestão ou tirar alguma dúvida entre em contato.

E não esqueça de curtir e compartilhar se considerar algum conteúdo relevante!